ESPOSENDE – gentes e tradições
ESPOSENDE – gentes e tradições
17 Novembro 2007-11-17
Manhã fria, todos a postos para começar a caminhar, era preciso calçar as luvas e que tal...ir aos legumes ao mercado...enquanto os atrasados não chegam.
Habitual fotografia
de grupo, desta vez junto ao monumento de homenagem ao “Homem do Mar de Esposende”.17 Novembro 2007-11-17
Manhã fria, todos a postos para começar a caminhar, era preciso calçar as luvas e que tal...ir aos legumes ao mercado...enquanto os atrasados não chegam.
Habitual fotografia
Ponte de madeira sobre o rio Cávado, ali estavam...as gaivotas esposendenses. A lota e os barcos, os antigos estaleiros...
"Terra de Nabos", junta de freguesia, auditório, apresentações. Cultura do nabo. Porquê?... Terra de agricultores. Principais lugares de Gandra. Despedida do presidente da junta e do secretário.
Picadeiro de Gandra.Cavalos, uns mansos, outros bravos. Toca a acariciá-los. Uma voltinha de cavalo, vinha mesmo a calhar. Grande sensação! Lanche. Último show de despedida. Excelentes acrobacias!
Quinta da Barca, largo de Sto. Ouvido, já lá estava o presidente de Gemeses à nossa espera.
O fenómeno repete-se. Junta de freguesia, auditório, apresentações. Um antigo carvoeiro conta a história dos que tinham a mesma profissão de que ele e como produziam o carvão...Tempos difíceis.
A conversa demorava e a fome já apertava. Toca a andar.
Clube náutico de Gemeses. Visita ás instalações. Canoas aqui, taças ali.
Barca do lago, e, por fim, almoçar e apreciar a paisagem: o Rio Cávado.
Não nos despedimos de Gemeses sem ir à capela da Sra. Do Lago
Próxima paragem: Palmeira de Faro.
Junta de freguesia e associação CIRC. Auditório, apresentações. Desta vez pela voz do presidente da Associação, ficamos a saber a razão por que aquela terra se chamava Palmeira de Faro, a origemda associação, os seus objectivos e as circunstâncias em que funcionava actualmente.
Esposende: a nossa meta.
Junta de freguesia. Apresentações. História de Esposende. A importância do mar para as gentes do concelho. Histórias contadas por quem tanto conhece o município, o presidente da junta.
Despediu-se de nós com uma frase que nos deixou a pensar. “As gentes de Esposende sem o mar não seriam nada”.
E foi assim que terminamos o nosso percurso. Foi interessante conhecer e aprender segredos e tradições para alguns desconhecidas destas terras vizinhas.
Esperamos para o ano repetir porque o saber não ocupa lugar e nunca se esqueçam, caminhar é saudável.
2 comentários:
Olha a Saaandra!!!
Boas caminhadas!
bj
ola bom eu sou de guimaraes e todos os anos vou as festas em honra de nossa senhora do lago em gemeses-esposende..mas este ano tou com um problema. sera k me pode dizer kual e o dia exacto da festa..
Enviar um comentário