"AZENHAS DE ANTAS "- 14 DE DEZEMBRO
Antas – Monumentos funerários megalíticos.
Antas (S. Paio) – freguesia do concelho de Esposende, distrito de Braga.
Em suave declive nascente/poente, emoldurada pelos Montes da Senhora da Guia, Monte D’Antas e Cividade, tem como vizinha, a nascente, a vila de Forjães, e as freguesias de Vila Chã e Belinho a sul, tendo a poente o Oceano Atlântico e a norte o Rio Neiva.
Foi precisamente este Rio que nos levou a pensar neste percurso.
De beleza ímpar tem, ao longo das suas margens, pequenos moinhos, engenhos e azenhas centenárias que convém conhecer e preservar, mas, já lá vamos…
O nosso percurso tem início na parte mais alta da freguesia, no pequeno mas agradável Parque das Merendas de Azevedo.
Daí subimos em direcção à Igreja e ao seu magnífico Adro, onde podemos encontrar um dos mais bonitos Cruzeiros Paroquiais do Minho.
Junto à estrada municipal e integrado no complexo paroquial, encontramos a “memória” de uma Anta ou dólmen que deu origem ao nome da nossa terra, mandado erigir pela Junta de Freguesia. Continuamos a nossa caminhada e subimos até ao Monte de Antas, para ver o Mehir (monumento megalítico, classificado de imóvel de interesse público – Port. De 13/07/1976 pelo Min. Ed. Inv. Cient.).
Temos então uma visão soberba de quase toda a freguesia.
O monte, o vale, a planície, o rio, o céu azul com a mar ao fundo.
Vamos continuar e percorrendo parte do interior da aldeia, subimos um pequeno carreiro que ladeia o local onde foi em 1939, foram encontradas várias necrópoles eneolíticas e que se podem ver no Instituto de Antropologia do Porto.
Deixamos para trás o casario e entramos na zona de floresta conhecida por Peneirada. Logo no início vamos encontrar uma ruína de um antigo Moinho de Vento e que pela sua localização mostra as alterações que sofreu a vegetação.
Continuamos a nossa caminhada por entre pinheiros, sobreiros, carvalhos e eucaliptos. Vamos encontrar destes últimos, junto ao trilho, dois exemplares de porte invulgar pelo seu tamanho e volume.
E, chegamos, finalmente ao Rio Neiva.
Na nossa terra
Corre sempre o lindo Neiva
Que de mansinho
Vai morrer à nossa Foz
Nas nossas veias
Corre ainda, a mesma seiva
Que noutros tempos
Tanto honrou nossos avós!
Na margem esquerda as ruínas de um engenho, o de Esprade, na margem direita, a Azenha do Grilo, que embora situada na freguesia de S. Romão do Neiva, Viana do Castelo, é propriedade de naturais de Antas e foi explorada por pessoas da nossa terra.
Continuemos, agora a nossa caminhada na margem do Rio Neiva e é ver frondosos carvalhos, freixos, salgueiros, amieiros e toda uma panóplia de árvores, assim como melros d’água, guarda-rios, garças cinzentas, que aqui nidificam. Vá com atenção, as lontras andam por aqui.....
Percorrido cerca de 1 Km, chegamos ao Minante.
Na margem direita, as ruínas de um engenho, na margem esquerda um dos ex-libris da nossa terra: “As Azenhas do Minante”. Verdadeira industria de outros tempos, concentrava num só pólo, azenha de milho, trigo, serração de madeiras, engenho de linho e alambique.
Vamos passar a A-28 e atravessar o núcleo industrial de Antas. Chegamos à EN13 (Porto/Viana) e voltamos às margens do Neiva. Aí encontramos mais um engenho, o do Liazar. Alguns metros mais e estamos na passagem da antiga Estrada Romana. Num penedo, um antiquíssimo Nicho.
Vamos agora chegar à Carvalha. Encontramos as ruínas de uma antiga ponte e o engenho e azenhas da Carvalha. Subimos, agora, para o denominado Monte de Guilheta, e, sempre, junto ao Rio Neiva, vamos encontrar um magnífico trecho, entre fragas do Monte do Castelo e do Monte de Guilheta.
Lá bem junto ao rio, num local de beleza sem par, vemos na margem direita (Castelo do Neiva), a Azenha do Palhurdo, e, logo depois, na margem esquerda, a Azenha do Sebastião ou Azenha Branca, hoje convertida em turismo de habitação. Na margem direita, junto à levada ou açude, um exemplar único na região: uma pesqueira (armadilha para peixes).
Vamos voltar ao povoado e atravessar o Lugar de Guilheta. Pouco andamos e chegamos à Capela de Sta Tecla, local de rara beleza.
Aí junto, houve um engenho, hoje convertido em habitação.
Continuamos a descer junto ao rio até ao Paúle da Tapada e voltamos a nascente, atravessando campos de cultivo, entre as freguesias de Antas e Belinho. Vemos já o promontório da Senhora da Guia e da Cividade. No alto deste último, vestígios de uma povoação castreja.
Vamos passar-lhes ao meio, pela Portela (passagem entre dois montes).
Ao lado a pequena ermida de S. Cristovão.
Do alto da Portela, olhe para o mar!!!
Vamos descer e encontrar do nosso lado esquerdo a Azenha do Arroio (Inverneira).
E chegamos, infelizmente, ao fim.
Estamos no Parque de Azevedo.
Aproveite o espaço e as mesas…..merende!!!!
Saudades da minha terra
Deus me não as tire da ideia:
Por elas, até parece,
Que vivo na minha aldeia.
( A. Correia de Oliveira)
O dia 14 de Dezembro de 2008 foi especial para todos nós que lutamos muito para que este percurso fosse inaugurado.
Do mar à serra, entre os dois
A terra dos nossos pais
Igrejas, hortas, casais…
Que ninho de rouxinóis!
Que poiso de águias reias!
(A. Correia de Oliveira)
10 comentários:
OI meus amores,
Digam lá o que lhes vai na alma.........e em tudo o resto!!!!!!
é só escrever e ter e-maile passworddcre3io eu!!!
errata
oi......
e-mail
password
creio eu
Fico contente por ver que o fruto do nosso trabalho,ficou marcado no tempo e nas memorias de todos aqueles que já fizeram o percurso.
Acima de tudo para aquelas pessoas que sempre pensaram que em S. Paio de Antas, não era possivel fazer algo do genero, foi muito bom em conjunto, termos conseguido provar o contrário.
Caros amigos, não sei se concordam comigo, mas o texto com letras vermelhas, não fica la muito bem. Por isso peço a nossa amiga Lucía para utilizar outras cores, que não o vermelho(não é que eu não goste do vermelho).
BOAS
ESPERO UM DIA DESTES FAZER UMA CAMINHDA COM OS PÉ-ANTE-PÉ
ABRAÇO DO [LOBO]
Pelo menos alguèm pensa em coisas uteis nessa freguesia.
Parabens eo grupo e continuem.
Ola!!
Vocês tem imagens muito bonitas, que são o reflexo de trajectos fantasticos que temos por cá..
Força e continuem..
www.azenhadominante.blogspot.com é um espaço de imagens da nossa azenha em vários momentos e que recomendo a visita.
Parabens ao vosso grupo, talvez um dia terei a sorte de caminhar convosco, hoje aprendo com vossas explicaçoes e imagens a riqueza da terra dos meus avos, continuem a re-abrir caminhos ....de Franca vou tentar seguir.
Enviar um comentário