quarta-feira, 5 de setembro de 2007

ReViver Antas - 22 de Julho de 2007

Foi a minha primeira vez nas caminhadas. Gostei!
Sobraram Lembranças. Apareceram poucos, mas bons.

Fotografia. Discurso. Partida, pormenores para mim desconhecidos.
Toca a andar...
Igreja Paroquial com a lápide de 1125, o nosso Menhir, a necrópole do Lugar do Monte. As sardinheiras, os homens que “compunham” loiça e guarda- sois. Tudo bem explicado.







Alto aí! O Miguelinho, “azinou” uma garrafa vazia para o meio do mato. Sermão logo ali. Tinha que ser , porque para todos nós, a natureza e o ambiente são os maiores, e também por isso gostamos de andar por aí.
O Moinho de Vento. Peneirada. Era preciso abraçar o nosso maior eucalipto.




















Ameixas brancas, madurinhas, a cair no caminho, toca a provar...
Aqui era o barbeiro, ali morava o moleiro, aquela Cruz tem uma história...











O Largo da Feira, sem feira, mas lugar antigo de todos os encontros.

A Agra, Redondas, a capela da Srª da Agra. Mais história.

















Reguenga, Carvalha, Monte e ruas de Guilheta.






























Já ia com a língua de fora.
Andamento, que se faz tarde!
De Antas para Belinho, campos de milho, caminhos pouco batidos... A casa da Paia. O Barão de Maracaná, um grande benemérito.







Subimos a S. Cristóvão, o nosso Guia, Sr. António, abriu a Capela, que é dele. Falou dela, uns entraram, outros só espreitaram.




Era quase meio dia.
Toca a descer para Soleimas e chegar ao adro, nosso ponto de partida.

Foi bom caminhar com vocês naquele Domingo
Foi bom conhecer coisas na minha terra.
Parabéns ao Departamento de Pedestrianismo da Rio Neiva
Parabéns à Junta. Ficou bem a presença das autoridades, na partida e na chegada (esta boca é do meu pai- o resto foi quase tudo meu)

Parabéns!
Parabéns pois!!
Estamos todos de Parabéns!!!

Eu fui! e sou a Sara.

Sem comentários:

A nossa Historia

A minha foto
Antas - Esposende., Portugal
***Rio Neiva – associação de defesa do ambiente*** -Departamento de Pedestrianismo- O departamento deu os primeiros passos num encontro de vontades. Vontade de fazer algo diferente, vontade de ter um grupo para caminhar e conhecer mais de perto a natureza, vontade de partilhar experiências, vontade de ir… perto ou longe, mas simplesmente caminhar e conhecer de uma forma saudável e activa, sem compromissos que não sejam de exclusividade com a preservação da natureza e com o respeito pelas gentes e costumes. Um pequeno grupo foi lançando o repto a quem lhe estava próximo e devagarinho, pé ante pé, a vontade tornou-se uma realidade incontornável: Havia muita gente com vontade de fazer das caminhadas o seu desporto. A existência de uma associação de defesa do ambiente, a Rio Neiva, na freguesia de Antas, concelho de Esposende, local de residência ou naturalidade dos membros do grupo, logo criou um ponto de partida para uma organização e nasceu o departamento de pedestrianismo da Rio Neiva – associação de defesa do ambiente.