domingo, 2 de dezembro de 2007

ESPOSENDE – gentes e tradições








ESPOSENDE – gentes e tradições
17 Novembro 2007-11-17

Manhã fria, todos a postos para começar a caminhar, era preciso calçar as luvas e que tal...ir aos legumes ao mercado...enquanto os atrasados não chegam.
Habitual fotografia
de grupo, desta vez junto ao monumento de homenagem ao “Homem do Mar de Esposende”.
Ponte de madeira sobre o rio Cávado, ali estavam...as gaivotas esposendenses. A lota e os barcos, os antigos estaleiros...

"Terra de Nabos", junta de freguesia, auditório, apresentações. Cultura do nabo. Porquê?... Terra de agricultores. Principais lugares de Gandra. Despedida do presidente da junta e do secretário.
Picadeiro de Gandra.Cavalos, uns mansos, outros bravos. Toca a acariciá-los. Uma voltinha de cavalo, vinha mesmo a calhar. Grande sensação! Lanche. Último show de despedida. Excelentes acrobacias!

Quinta da Barca, largo de Sto. Ouvido, já lá estava o presidente de Gemeses à nossa espera.
O fenómeno repete-se. Junta de freguesia, auditório, apresentações. Um antigo carvoeiro conta a história dos que tinham a mesma profissão de que ele e como produziam o carvão...Tempos difíceis.
A conversa demorava e a fome já apertava. Toca a andar.
Clube náutico de Gemeses. Visita ás instalações. Canoas aqui, taças ali.
Barca do lago, e, por fim, almoçar e apreciar a paisagem: o Rio Cávado.
Não nos despedimos de Gemeses sem ir à capela da Sra. Do Lago

Próxima paragem: Palmeira de Faro.
Junta de freguesia e associação CIRC. Auditório, apresentações. Desta vez pela voz do presidente da Associação, ficamos a saber a razão por que aquela terra se chamava Palmeira de Faro, a origemda associação, os seus objectivos e as circunstâncias em que funcionava actualmente.
Esposende: a nossa meta.
Junta de freguesia. Apresentações. História de Esposende. A importância do mar para as gentes do concelho. Histórias contadas por quem tanto conhece o município, o presidente da junta.
Despediu-se de nós com uma frase que nos deixou a pensar. “As gentes de Esposende sem o mar não seriam nada”.
E foi assim que terminamos o nosso percurso. Foi interessante conhecer e aprender segredos e tradições para alguns desconhecidas destas terras vizinhas.
Esperamos para o ano repetir porque o saber não ocupa lugar e nunca se esqueçam, caminhar é saudável.

2 comentários:

sandraneiva disse...

Olha a Saaandra!!!
Boas caminhadas!
bj

Anónimo disse...

ola bom eu sou de guimaraes e todos os anos vou as festas em honra de nossa senhora do lago em gemeses-esposende..mas este ano tou com um problema. sera k me pode dizer kual e o dia exacto da festa..

A nossa Historia

A minha foto
Antas - Esposende., Portugal
***Rio Neiva – associação de defesa do ambiente*** -Departamento de Pedestrianismo- O departamento deu os primeiros passos num encontro de vontades. Vontade de fazer algo diferente, vontade de ter um grupo para caminhar e conhecer mais de perto a natureza, vontade de partilhar experiências, vontade de ir… perto ou longe, mas simplesmente caminhar e conhecer de uma forma saudável e activa, sem compromissos que não sejam de exclusividade com a preservação da natureza e com o respeito pelas gentes e costumes. Um pequeno grupo foi lançando o repto a quem lhe estava próximo e devagarinho, pé ante pé, a vontade tornou-se uma realidade incontornável: Havia muita gente com vontade de fazer das caminhadas o seu desporto. A existência de uma associação de defesa do ambiente, a Rio Neiva, na freguesia de Antas, concelho de Esposende, local de residência ou naturalidade dos membros do grupo, logo criou um ponto de partida para uma organização e nasceu o departamento de pedestrianismo da Rio Neiva – associação de defesa do ambiente.