domingo, 17 de maio de 2009

GEIRA ROMANA - 22 de Março 2009

Estas fotos foram tiradas e este percurso foi percorrido no dia 15 de Março, numa acção de reconhecimento. No dia agendado para a caminhada com um grupo de 70 pessoas (dia 22), embora nos tivessemos deslocado à Geira, não a conseguimos percorrer porque um violento incêndio lavrava a serra, e esteve em grande risco a bela Mata da Albergaria. O grupo, embora com tristeza não pode concretizar o passeio, e felizmente embora ameaçada a mata não foi atingida. Ficam as belas imagens!
A Via Romana nº 18 do Itinerarivm Antonini ( um roteiro do séc. IV que chegou até nós), popularmente conhecida por “ Geira” é uma das estradas militares construída presumivelmente no ultimo terço do séc. I d.C., ligando Bracara Avgvsta a Astvrica Avgvsta ( actual Astorga). Num percurso de 215 Milhas.























A Mata de Albergaria é um dos mais importantes bosques do Parque Nacional da PenedaGerês (PNPG), constituída predominantemente por um carvalhal secular que inclui espécies características da fauna e da flora da Serra do Gerês. Guarda também um troço da Via Romana - Geira - com as ruínas das suas pontes e um significativo conjunto de marcos miliários. A baixa presença humana nesta mata não rompeu, até há poucos anos, o frágil equilíbrio do seu ecossistema, cuja riqueza e variedade contribuíram para a sua classificação pelo Conselho da Europa, como uma das Reservas Biogenéticas do Continente Europeu. É também, nos termos do Plano de Ordenamento do Parque, classificada como Zona de Protecção Parcial da Área de Ambiente Natural.


















Portela do Homem


"Estou a vingar-me mais uma vez, a olhar esta Geira Romana e os seus marcos delidos. Estou a vingar-me de quantos Césares o mundo tem dado, convencidos de que basta mandar fazer calçadas e pontes, gravar numa coluna a era e o nome, para que a eternidade fique por conta deles.” Miguel Torga, Diário IV

1 comentário:

Unknown disse...

Olá.
Chamo-me Miguel e gosto imenso de fazer caminhadas, embora não o faça com esta frequência nem estou ligado a nenhum grupo dedicado a esta actividade como o vosso. Por vezes, quando vejo algum anúncio que me desperta o interesse e tenho a possibilidade, inscrevo-me e participo.
A razão deste meu contacto prende-se com um pedido de ajuda. Já há muito tempo q a Geira Romana me seduz e tenho várias vezes pensado em percorre-la desde Braga até à Portela do Homem mas não encontrei até hoje um Mapa ou Roteiro em condições na Net. Será que vocês me podem indicar algum site onde eu posso encontrar algo do género?

O meu e-mail para uma eventual resposta: pobekas@gmail.com

Obrigado

A nossa Historia

A minha foto
Antas - Esposende., Portugal
***Rio Neiva – associação de defesa do ambiente*** -Departamento de Pedestrianismo- O departamento deu os primeiros passos num encontro de vontades. Vontade de fazer algo diferente, vontade de ter um grupo para caminhar e conhecer mais de perto a natureza, vontade de partilhar experiências, vontade de ir… perto ou longe, mas simplesmente caminhar e conhecer de uma forma saudável e activa, sem compromissos que não sejam de exclusividade com a preservação da natureza e com o respeito pelas gentes e costumes. Um pequeno grupo foi lançando o repto a quem lhe estava próximo e devagarinho, pé ante pé, a vontade tornou-se uma realidade incontornável: Havia muita gente com vontade de fazer das caminhadas o seu desporto. A existência de uma associação de defesa do ambiente, a Rio Neiva, na freguesia de Antas, concelho de Esposende, local de residência ou naturalidade dos membros do grupo, logo criou um ponto de partida para uma organização e nasceu o departamento de pedestrianismo da Rio Neiva – associação de defesa do ambiente.